quinta-feira, 22 de julho de 2010

"Respire fundo,voe alto".

As Histórias em Quadrinhos integram parte de  uma fonte riquissima de cultura, arte, manifestação da cultura popular espontânea e  erudita, um veículo de criação, desenvolvimento, um grande meio de informação, entretenimento,cultura e ... se eu for falar das HQs vou gastar muitos Gigas e ainda vou ficar devendo. Quando dei inicio a este blog eu tinha em mente a necessidade de meu desenvolvimento, atualização e reflexão sobre a arte na qual desde muleque venho sendo fascinado, nestes anos muita coisa mudou, outrasd permanecem, o velho pensamento de que a Hq nacional precisava de um herói Brasileiro que atendesse as expectativas e que batesse pau a pau com os tantos heróis do mundo, bom isso hoje ganhou outras dimensões e outro peso sobre minhas reflexões, e vasculhando por aí, estudando as opiniões e os feitos de pessoas que ligaram-se a esta arte percebo que não era nada daquilo, tem a ver sim com a nossa cultura, mas a questão é qual é a nossa cultura, de que constitui-se a nossa culçtura, o que fazemos com a nossa cultura? conhecemos a nossa cultura ? ou uma questão que me pesa mais do que estas: nossa cultura é a cultura que decidimos resgatar e preservar? talvez por que é o que nos agrada?
qual o rumo a tomar?
Falar de HQ sem refletir sobre cultura... não dá mesmo.
e no fim das contas é isso que tá pesando, reflexão sobre cultura, o momento, os gostos, o passado, o futuro, o descontentamento do artista bem como o contentamento do mesmo e a forma como isto afeta sua sensibilidade.... por que não há arte sem sensibilidade, pode haver fenomenos naturais, independentes da vontade humana, mas não um artista que crie sem que a criação não fale de si opu das coisas que o rodeiam sob diversos aspectos...



As Hqs são uma boa causa  pela qual  viver, digo viver mas a vontade era dizer lutar, porém lutar sugere um oponente e a idéia de um conflito e isto não me sugere nem me fraz pensar em PAZ!!!
que a paz esteja com todos! "Respire fundo,voe alto".
 

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Livro "O Poder Civil"


Escrito por Hélio Silva, publicado em 1975 pela Editora Três o livro esmiuça a república  em seus primórdios, traz fatos e pareceres a respeito da república entre os anos de 1895 a 1910. Você  meu caro que acaba de encontrar esta postagem e olha pra meu blog que em seu enunciado diz Histórias em Quadrinhos (ou Hq como todo mundo deveria conhecer)   pergunta-se o que é que a pata dianteira da vaca tem a ver com o rabo do Boi ?  

      E eu respondo, a máquina fotográfica é uma invenção de certa forma recente que mesmo a 50 anos atrás muita gente não a tinha e outras tantas nem a conheciam ( ainda hoje há quem não a conheça ! Drástico mas real),  O registro de imagens anterior a invenção e masmo a popularização do meio  fotografico era basicamente uma questão para a arte, desde os tempos das cavernas pra falar verdade, a coisa ficou mais intensa do Renascimento em diante, Aqui no Brasil temos Debret, Rugendas e outros valendo-se da arte para registro de personagens históricos e de eventos, momentos e situações, nos primórdios da República temos Desenhistas e Caricaturistas fazendo este trabalho, e neste livro que cito no começo da postagem as imagens que surgem a seguir são artes do pai das histórias em quadrinhos nacionais, bem como de outros artistas.

Eis aí uma realidade que precisa mudar.
    Em quantos livros da História de nossa nação, neste momento que vivemos que chamam de modernismo apresenta imagens como esta?
E porque?

Consideram irrelevante que as crianças e a juventude deparem-se com trabalhos em que a Arte mostra-se com a Importancia real que tem?
O que acontece neste meio que faz com que as referências de trabalhos tão importantes sejam  relegadas a lembrança em livros de décadas passada que acabam por irem parar em estantes empoeiradas?



 Eis aí uma imagem de Antonio Conselheiro, em uma charge que mostra o que outras fontes oficiais não mostrariam na época, mas não ele, a quem José do Patrocinío chamou: " O mais Brasileiro dos Brasileiros".

ainda tá com o cheiro da grafite!!

Santa mão que tudo faz !!!
novidades em breve!! um abraço e até mais !!!