quinta-feira, 22 de julho de 2010

"Respire fundo,voe alto".

As Histórias em Quadrinhos integram parte de  uma fonte riquissima de cultura, arte, manifestação da cultura popular espontânea e  erudita, um veículo de criação, desenvolvimento, um grande meio de informação, entretenimento,cultura e ... se eu for falar das HQs vou gastar muitos Gigas e ainda vou ficar devendo. Quando dei inicio a este blog eu tinha em mente a necessidade de meu desenvolvimento, atualização e reflexão sobre a arte na qual desde muleque venho sendo fascinado, nestes anos muita coisa mudou, outrasd permanecem, o velho pensamento de que a Hq nacional precisava de um herói Brasileiro que atendesse as expectativas e que batesse pau a pau com os tantos heróis do mundo, bom isso hoje ganhou outras dimensões e outro peso sobre minhas reflexões, e vasculhando por aí, estudando as opiniões e os feitos de pessoas que ligaram-se a esta arte percebo que não era nada daquilo, tem a ver sim com a nossa cultura, mas a questão é qual é a nossa cultura, de que constitui-se a nossa culçtura, o que fazemos com a nossa cultura? conhecemos a nossa cultura ? ou uma questão que me pesa mais do que estas: nossa cultura é a cultura que decidimos resgatar e preservar? talvez por que é o que nos agrada?
qual o rumo a tomar?
Falar de HQ sem refletir sobre cultura... não dá mesmo.
e no fim das contas é isso que tá pesando, reflexão sobre cultura, o momento, os gostos, o passado, o futuro, o descontentamento do artista bem como o contentamento do mesmo e a forma como isto afeta sua sensibilidade.... por que não há arte sem sensibilidade, pode haver fenomenos naturais, independentes da vontade humana, mas não um artista que crie sem que a criação não fale de si opu das coisas que o rodeiam sob diversos aspectos...



As Hqs são uma boa causa  pela qual  viver, digo viver mas a vontade era dizer lutar, porém lutar sugere um oponente e a idéia de um conflito e isto não me sugere nem me fraz pensar em PAZ!!!
que a paz esteja com todos! "Respire fundo,voe alto".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário